terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Espacio Hispanófono UFJF

Hermanitos y hermanitas,

Segue abaixo um espaço para os professores e estudantes de espanhol. Neste site vocês poderão ouvir, ao vivo, 4 radios da Espanha e assim aperfeiçoar o seu espanhol, além de encontrar artigos.

http://espaciohispanofonoufjf.blogspot.com/

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

"Homenagem" ao Big Brother Brasil

 BIG BROTHER BRASIL

                                Autor: Antonio Barreto,

                                Cordelista natural de Santa
                                Bárbara-BA,residente em Salvador.

                                Curtir o Pedro Bial
                                E sentir tanta alegria
                                É sinal de que você
                                O mau-gosto aprecia
                                Dá valor ao que é banal
                                É preguiçoso mental
                                E adora baixaria.

                                Há muito tempo não vejo
                                Um programa tão ‘fuleiro’
                                Produzido pela Globo
                                Visando Ibope e dinheiro
                                Que além de alienar
                                Vai por certo atrofiar
                                A mente do brasileiro.

                                Me refiro ao brasileiro
                                Que está em formação
                                E precisa evoluir
                                Através da Educação
                                Mas se torna um refém
                                Iletrado, ‘zé-ninguém’
                                Um escravo da ilusão.

                                Em frente à televisão
                                Lá está toda a família
                                Longe da realidade
                                Onde a bobagem fervilha
                                Não sabendo essa gente
                                Desprovida e inocente
                                Desta enorme ‘armadilha’.


                                Cuidado, Pedro Bial
                                Chega de esculhambação
                                Respeite o trabalhador
                                Dessa sofrida Nação
                                Deixe de chamar de heróis
                                Essas girls e esses boys
                                Que têm cara de bundão.

                                O seu pai e a sua mãe,
                                Querido Pedro Bial,
                                São verdadeiros heróis
                                E merecem nosso aval
                                Pois tiveram que lutar
                                Pra manter e te educar
                                Com esforço especial.

                                Muitos já se sentem mal
                                Com seu discurso vazio.
                                Pessoas inteligentes
                                Se enchem de calafrio
                                Porque quando você fala
                                A sua palavra é bala
                                A ferir o nosso brio.

                                Um país como Brasil
                                Carente de educação
                                Precisa de gente grande
                                Para dar boa lição
                                Mas você na rede Globo
                                Faz esse papel de bobo
                                Enganando a Nação.

                                Respeite, Pedro Bienal
                                Nosso povo brasileiro
                                Que acorda de madrugada
                                E trabalha o dia inteiro
                                Dar muito duro, anda rouco
                                Paga impostos, ganha pouco:
                                Povo HERÓI, povo guerreiro.

                                Enquanto a sociedade
                                Neste momento atual
                                Se preocupa com a crise
                                Econômica e social
                                Você precisa entender
                                Que queremos aprender
                                Algo sério – não banal.

                                Esse programa da Globo
                                Vem nos mostrar sem engano
                                Que tudo que ali ocorre
                                Parece um zoológico humano
                                Onde impera a esperteza
                                A malandragem, a baixeza:
                                Um cenário sub-humano.

                                A moral e a inteligência
                                Não são mais valorizadas.
                                Os “heróis” protagonizam
                                Um mundo de palhaçadas
                                Sem critério e sem ética
                                Em que vaidade e estética
                                São muito mais que louvadas.

                                Não se vê força poética
                                Nem projeto educativo.
                                Um mar de vulgaridade
                                Já tornou-se imperativo.
                                O que se vê realmente
                                É um programa deprimente
                                Sem nenhum objetivo.

                                Talvez haja objetivo
                                “professor”, Pedro Bial
                                O que vocês tão querendo
                                É injetar o banal
                                Deseducando o Brasil
                                Nesse Big Brother vil
                                De lavagem cerebral.

                                Isso é um desserviço
                                Mau exemplo à juventude
                                Que precisa de esperança
                                Educação e atitude
                                Porém a mediocridade
                                Unida à banalidade
                                Faz com que ninguém estude.

                                É grande o constrangimento
                                De pessoas confinadas
                                Num espaço luxuoso
                                Curtindo todas baladas:
                                Corpos “belos” na piscina
                                A gastar adrenalina:
                                Nesse mar de palhaçadas.

                                Se a intenção da Globo
                                É de nos “emburrecer”
                                Deixando o povo demente
                                Refém do seu poder:
                                Pois saiba que a exceção
                                (Amantes da educação)
                                Vai contestar a valer.

                                A você, Pedro Bial
                                Um mercador da ilusão
                                Junto a poderosa Globo
                                Que conduz nossa Nação
                                Eu lhe peço esse favor:
                                Reflita no seu labor
                                E escute seu coração.

                                E vocês caros irmãos
                                Que estão nessa cegueira
                                Não façam mais ligações
                                Apoiando essa besteira.
                                Não deem sua grana à Globo
                                Isso é papel de bobo:
                                Fujam dessa baboseira.

                                E quando chegar ao fim
                                Desse Big Brother vil
                                Que em nada contribui
                                Para o povo varonil
                                Ninguém vai sentir saudade:
                                Quem lucra é a sociedade
                                Do nosso querido Brasil.

                                E saiba, caro leitor
                                Que nós somos os culpados
                                Porque sai do nosso bolso
                                Esses milhões desejados
                                Que são ligações diárias
                                Bastante desnecessárias
                                Pra esses desocupados.

                                A loja do BBB
                                Vendendo só porcaria
                                Enganando muita gente
                                Que logo se contagia
                                Com tanta futilidade
                                Um mar de vulgaridade
                                Que nunca terá valia.

                                Chega de vulgaridade
                                E apelo sexual.
                                Não somos só futebol,
                                baixaria e carnaval.
                                Queremos Educação
                                E também evolução
                                No mundo espiritual.

                                Cadê a cidadania
                                Dos nossos educadores
                                Dos alunos, dos políticos
                                Poetas, trabalhadores?
                                Seremos sempre enganados
                                e vamos ficar calados
                                diante de enganadores?

                                Barreto termina assim
                                Alertando ao Bial:
                                Reveja logo esse equívoco
                                Reaja à força do mal…
                                Eleve o seu coração
                                Tomando uma decisão
                                Ou então: siga, animal…

                                FIM

                                Salvador, 16 de janeiro de 2010.

EXPOSIÇÃO RESGATA A LITERATURA BENFIQUENSE

           A Biblioteca Delfina Fonseca Lima, situada à Rua Marília, 631 – Benfica, apresenta de 21 de fevereiro até 09 de abril a exposição: LETRAS DE BENFICA.
           O projeto consiste em uma exposição de livros publicados por autores que moram ou que já residiram no bairro, além de coletâneas de prosa e poesia produzidas pelas escolas da comunidade. Também faz parte uma mostra de livros e textos de autores famosos que citam Benfica ou que lá residiram. Completando o projeto, um varal de poesia destaca poemas de autores locais, que tenham publicações ou inéditos.
Segundo Vanderlei Tomaz, Coordenador da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, “a mostra tem o objetivo de despertar o conhecimento sobre a produção literária da região, além de incentivar as visitas à biblioteca local que completou 25 anos em 2010.” Além disso, ele destaca que “o visitante irá conhecer obras de autores desconhecidos como Marlene Salgado Pipa, José Alves de Castro, Ely Manoel Duarte, Antônio Rodrigues Pinto, João Ribeiro de Oliveira e Mariano Ribeiro de Novaes, dentre outros mais famosos que lá moraram como Artur Xexéo e Mauro Halfeld, além de compositores da MPB como Sueli Costa e Mamão. Outra curiosidade da exposição é a apresentação de textos que mencionam a visita a Benfica do Presidente Getúlio Vargas e do escritor Machado de Assis, além da citação de Benfica na obra de Carlos Drummond de Andrade e Fernando Sabino.”
  Todos os trabalhos expostos pertencem ao acervo particular de Vanderlei Tomaz, e o projeto tem o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa/Biblioteca Municipal Murilo Mendes.

Curiosidades da exposição LETRAS DE BENFICA:

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
- Na crônica “Doce revolução em Barbacena” (publicada no livro TEMPO VIDA POESIA), o poeta mineiro faz referência ao movimento de tropas militares em BENFICA e outros bairros de Juiz de Fora, por ocasião dos conflitos que levaram Getúlio Vargas à Presidência do Brasil em 1930.

FERNANDO SABINO
- Em uma de suas mais importantes obras, o romance O GRANDE MENTECAPTO, o escritor mineiro faz inúmeras referências a Juiz de Fora e cita BENFICA em seu texto.

CIRO DOS ANJOS
- Publicado em 1956, o romance MONTANHA faz referência a CHAPÉU D’UVAS, comunidade rural de Juiz de Fora. Lugar onde se passa o primeiro capítulo do livro.

FLÁVIO LEÃO
- DE VOLTA À ESTRADA REAL é um interessante relato de viagem pelos caminhos do ouro abertos no século XVIII. O autor faz referência a BENFICA e conta um episódio acontecido em uma viagem no ônibus que atende ao bairro.

MACHADO DE ASSIS EM BENFICA

- Noticiado pelo jornal O PHAROL, em janeiro de 1890, o grande romancista brasileiro e fundador da Academia Brasileira de Letras, esteve em Benfica visitando a Feira de Gado. Na ocasião, Machado era alto funcionário do Ministério da Agricultura. Sua presença em Benfica foi revelada pelo historiador Dormevilly Nóbrega no livro REVENDO O PASSADO.

ARTUR XEXÉO MOROU EM BENFICA
- Nascido em 1951, na cidade do Rio de Janeiro, o jornalista – um dos principais articulistas do jornal O Globo – residiu em uma das casas da FEEA (hoje, IMBEL) nos anos 60. Seu pai, o Coronel Xexéo, foi diretor da fábrica.

HERMANN BURMEISTER
- O naturalista alemão, em seu livro VIAGEM AO BRASIL - importante diário onde narra sobre a flora, fauna e a população dos lugares por onde passou – conta sobre sua passagem por Benfica, em 05 de dezembro de 1850.

MAMÃO
- Armando Fernandes Aguiar, o Mamão, compôs “Tristeza pé no chão”, música que fez sucesso em todo o Brasil na voz de Clara Nunes, no início dos anos 70. Quando compôs esta linda canção, Mamão morava em uma das casas da FEEA (hoje, IMBEL), à Rua Coronel Alcindo Nunes Pereira, já que trabalhava na fábrica.

SUELI COSTA MOROU EM BENFICA
- Sueli Correa Costa (compositora, intérprete e instrumentista) é autora de diversas canções interpretadas por Fagner, Maria Betânia, Simone, Zélia Duncam, e outros. Entre essas canções, destacam-se: JURA SECRETA, CORDILHEIRA, CORAÇÃO ATEU e DENTRO DE MIM MORA UM ANJO. Sueli passou parte da infância e juventude em uma das casas da Rua Porto Seguro, em Benfica.

MAURO HALFELD
- O economista Mauro Halfeld Ferrari é professor titular da Universidade Federal do Paraná. Formado pela UFJF, com Mestrado na PUC-Rio, Doutorado na USP, Pós-doutorado nos EUA, é o autor de importantes livros sobre investimentos. Articulista de jornais e revistas de circulação nacional, Mauro pode ser visto, de vez em quando, nos telejornais da Rede Globo dando opiniões sobre economia. Mauro é filho do Coronel Ferrari e residiu em um dos conjuntos residenciais da FEEA (hoje, IMBEL), na Av. JK, de frente para a fábrica.

GETÚLIO VARGAS ESTEVE EM BENFICA
- Em um dos volumes do seu conhecido diário, o Presidente Getúlio Vargas, fala de sua visita a Juiz de Fora, em julho de 1935. Na ocasião, Getúlio visitou as obras da Barragem João Penido e a linha de produção da FEEA (hoje, IMBEL).

domingo, 13 de fevereiro de 2011

É um erro falar que existe nova classe média, diz o sociólogo Jessé Souza

Autor do livro "Os Batalhadores Brasileiros", o sociólogo Jessé Souza afirma que a ascensão social de 30 milhões de pessoas no governo Lula não produziu uma "nova classe média", mas uma classe social diferente, que ele chama provocativamente de "batalhadores".
Assim como fizera em seu livro anterior, Souza procura determinar as características dessa classe por um recorte diferente do que ele chama de economicista e quantitativo, fugindo tanto de análises pelo consumo e renda quanto de abordagens marxistas "unidimensionais".
Abaixo, trechos da entrevista sobre a classe que, para ele, "parece se constituir, com o resgate social da ralé, na questão social, econômica e política mais importante do Brasil contemporâneo".
Folha - Após lançar o livro "A Ralé Brasileira", o senhor agora publica "Os Batalhadores Brasileiros". Qual a diferença entre a "ralé" e os "batalhadores"?
Jessé Souza - Os dois livros se enquadram no projeto de longo prazo de estudar as classes sociais mais importantes do Brasil contemporâneo de maneira não economicista e quantitativa, como sempre acontece.
Quando falo em estudos economicistas, penso tanto nas descrições estatísticas baseadas em níveis de consumo e renda quanto nas descrições marxistas fundadas numa leitura unidimensional da realidade.
Alguns desses estudos são importantes como ponto de partida descritivo, mas o que nenhum deles oferece é uma leitura sociocultural da realidade que nos possibilite compreender o principal: a produção diferencial de seres humanos a partir do pertencimento a classes sociais distintas.
Ainda que a renda seja um componente importante do pertencimento de classe, pessoas muitos diferentes podem ter renda semelhante.
Para que possamos explicar e compreender uma realidade social complexa é necessário penetrar na dimensão mais recôndita das motivações profundas do comportamento social e nos dramas, sonhos, angústias e sofrimentos humanos que elas implicam.
O ganho em compreensão em relação a uma realidade opaca e complexa é insofismável.
Acredito que, por conta desse tipo de interesse instruído teórica e metodologicamente, foi possível perceber, talvez pela primeira vez, a existência do um terço de brasileiros excluídos como uma única classe, ou seja, pelo estudo dos pressupostos afetivos, morais e emocionais que explicam a origem, a manutenção e o destino social provável às pessoas dessa classe específica.
No caso da "ralé", formada pela ausência dos pressupostos que permitem a incorporação das capacidades exigidas pela sociedade competitiva moderna, é possível perceber a irmandade entre pessoas que moram no interior do Piauí ou na periferia de São Paulo quando a regra é a fragmentação e, portanto, a cegueira da percepção.
É essa cegueira que percebe essa classe de abandonados sociais apenas no registro espetacularizado e manipulador da oposição polícia/bandido, aprofundando todos os preconceitos das classes do privilégio contra esses esquecidos, explorados como mão de obra barata por esses mesmos privilegiados.
O ganho em termos de uma percepção alternativa, totalizadora e crítica da realidade social como um todo não é pequeno.
No caso dos "batalhadores", esse mesmo ponto de partida nos permitiu, na contramão dos estudos dominantes sobre esse assunto, perceber tanto o potencial de chance e de oportunidade que efetivamente existe nessa nova classe que se constitui defronte os nossos olhos quanto articular a dimensão do sofrimento e dor humanos sistematicamente silenciados por uma leitura superficial e triunfalista da realidade.
Em seu livro, o senhor questiona a afirmação de que o governo Lula alçou 30 milhões de brasileiros à classe média e diz até que se trata de uma mentira. Por quê?
Eu não nego que houve uma efetiva ascensão social de 30 milhões de brasileiros nem que esse fato seja extremamente importante e digno de alegria. O que questiono é a leitura dessa classe como uma classe média.
A classe média é uma das classes dominantes em sociedades modernas como a brasileira porque é constituída pelo acesso privilegiado a um recurso escasso de extrema importância: o capital cultural nas suas mais diversas formas.
Seja sob a forma de capital cultural técnico, como na "tropa de choque" do capital (advogados, engenheiros, administradores, economistas etc.), seja pelo capital cultural literário dos professores, jornalistas, publicitários etc., esse tipo de conhecimento é fundamental para a reprodução e legitimação tanto do mercado quanto do Estado.
Consequentemente, tanto a remuneração quanto o prestígio social atrelados a esse tipo de trabalho --e da condução de vida que ele proporciona-- são consideráveis.
A vida dos "batalhadores" é completamente outra. Ela é marcada pela ausência dos privilégios de nascimento que caracterizam as classes médias e altas.
E, quando se fala de "privilégios de nascimento", não se está falando apenas do dinheiro transmitido por herança de sangue nas classes altas. Esses privilégios envolvem também o recurso mais valioso das classes médias, que é o tempo.
Afinal, é necessário muito tempo livre para incorporar qualquer forma de conhecimento técnico, científico ou filosófico-literário valioso.
Os batalhadores, em sua esmagadora maioria, precisam começar a trabalhar cedo e estudam em escolas públicas muitas vezes de baixa qualidade.
Como lhes faltam tanto o capital cultural altamente valorizado das classes médias quanto o capital econômico das classes altas, eles compensam essa falta com extraordinário esforço pessoal, dupla jornada de trabalho e aceitação de todo tipo de superexploração da mão de obra.
Essa é uma condução de vida típica das classes trabalhadoras, daí nossa hipótese de trabalho desenvolvida no livro que nega e critica o conceito de "nova classe média".
Qual o ganho analítico de enxergar os batalhadores como uma classe diferente da classe média tradicional? E quais as implicações que essa diferenciação traz para o governo Dilma?
O ganho é tanto analítico quanto político.
Essa diferenciação permite, em primeiro lugar, perceber a realidade social como ela é, com suas ambiguidades e contradições constitutivas.
Depois, como em toda leitura sóbria da realidade, ela possibilita criticar todo tipo de manipulação política ou de leitura triunfalista da realidade.
Com relação não apenas ao governo Dilma, mas em relação ao futuro do Brasil, essa nova classe de trabalhadores, típica do novo tipo de capitalismo financeiro que logrou se globalizar, parece se constituir --com o resgate social da ralé-- na questão social, econômica e política mais importante do Brasil contemporâneo.
Para mim, existem duas alternativas possíveis: a primeira é essa classe ser cooptada pelo discurso e prática individualista e socialmente irresponsável que caracterizam boa parte das classes dominantes no Brasil; a segunda alternativa é essa classe assumir um papel de protagonista e inspirar, pelo seu exemplo social, a efetiva redenção daquela classe social de humilhados sociais que chamo provocativamente de ralé.
Muitos dos batalhadores que entrevistamos vinham, inclusive, da própria ralé, mostrando que as fronteiras entre as classes são fluidas e que não existem classes condenadas para sempre.
Esse ponto me parece fundamental, já que é precisamente a existência desses abandonados sociais --e não qualquer tipo de patrimonialismo advindo de um suposto "mal de origem" português, como ainda hoje acredita nossa ciência social dominante-- o que nos separa das sociedades mais igualitárias e socialmente mais justas do globo.
Quando o senhor afirma que os batalhadores alcançaram um "lugar ao sol à custa de extraordinário esforço", o senhor não está assumindo a tese do mérito individual, a qual o senhor habitualmente critica?
Quando critico a ideologia do mérito individual, não estou negando a extraordinária importância do esforço individual, nem, muito menos, a necessidade de reconhecimento social efetivo para os desempenhos singulares em qualquer área da vida.
Qualquer noção de justiça social moderna tem que articular responsabilidade social e reconhecimento dos desempenhos singulares e extraordinários.
Há que proteger tanto a ideia de que somos responsáveis uns pelos outros quanto estimular o esforço pessoal.
Quando critico a ideia de mérito individual, é apenas pelo seu uso amesquinhado como ideologia, ou seja, como falsa percepção da realidade.
É muito diferente quando uma classe inteira de privilegiados de nascimento, com boas escolas, estimulados em casa o tempo todo, com tempo livre desde sempre para fazer o que bem entende e dinheiro para investir em cursos de línguas e pós-graduações valorizadas, chama o próprio sucesso de mérito individual e ainda acusa as classes que não tiveram acesso a qualquer desses privilégios sociais de preguiçosos, burros e culpados pelo próprio fracasso.
A tese do mérito individual que crítico é, portanto, herdeira do modo como o liberalismo sempre foi recebido no Brasil: um discurso para legitimar os privilégios de nascimento das classes abastadas, como se esses privilégios decorressem do esforço apenas de indivíduos, e não da herança de sangue e de classe.
No estudo dos batalhadores, o que impressionou foi o extraordinário esforço de superação de condições efetivamente adversas, todas contribuindo antes ao desânimo e ao desespero do que ao enfretamento corajoso das condições negativas ao sucesso social e econômico.
O título do livro foi uma homenagem à luta cotidiana e silenciosa desses brasileiros.
Este termo "batalhadores" sinaliza o fato de que o que perfaz o cotidiano dessas pessoas é a necessidade de "matar um leão por dia" como forma de vida de toda uma classe social que tem que lutar diariamente contra o peso da própria origem.
Nos casos empíricos de seu livro, há operadores de telemarketing, uma profissão relativamente nova, e feirantes, ocupação bem antiga. Como as duas funções aparecem juntas para caracterizar tipos de uma nova classe social que é tão conforme o modelo atual do capitalismo?
Para responder a esta pergunta, temos que compreender, antes de tudo, ainda que sucintamente, o que significa "modelo atual de capitalismo", de modo a podermos compreender de maneira mais adequada como essa "nova classe trabalhadora" se torna, não só no Brasil, mas em todos os países emergentes, como China e Índia, sua classe suporte, como diria Max Weber, mais típica.
O que hoje é chamado por muitos de "capitalismo financeiro" representa um movimento que começa nos anos 80 no mundo e se propaga nos anos 90 entre nós. O pano de fundo desse movimento eram taxas de lucro decrescentes em nível mundial já havia décadas.
Mas as mudanças não foram apenas nem principalmente de retórica política. Elas comandaram transformações profundas tanto na forma de produção de todo tipo de mercadoria quanto no regime de trabalho.
Ao fim e ao cabo, o conjunto de mudanças apontou no sentido de um aumento da velocidade de circulação do capital, em grande medida determinado pelos cortes com gastos de controle e supervisão de trabalho, que caracterizavam a produção do tipo fordista tradicional, como existe ainda hoje, por exemplo, em algumas indústrias automobilísticas.
Amplos setores da produção de mercadorias de todo tipo são realizados agora por trabalhadores em fábricas a céu aberto ou pequenas unidades familiares que se acreditam, inclusive, empresárias de si próprias, o que explica, também, que o epíteto de "nova classe média" tenha caído tão rápido no gosto de todos, inclusive dos próprios batalhadores.
Na verdade, o capital financeiro que flui sem qualquer controle por todos os pontos do globo pode, agora, se valorizar a taxas de lucros e juros sem precedentes também a partir de atividades realizadas por um exército mundial de trabalhadores --que abundam precisamente nos países populosos ditos emergentes-- sem direitos trabalhistas, sem passado sindical e sem tradição de lutas políticas, que muitas vezes não pagam impostos, que trabalham de dez a 14 horas ao dia e ainda nem sequer precisam de capatazes ou supervisores, porque se acreditam "livres" e patrões de si mesmos.
Essa mudança abrange não apenas as "novas atividades", como as da informática, mas também redefinem e transformam, inclusive, atividades tradicionais, como a dos feirantes.
Quais são os valores dessa classe batalhadora?
Em primeiro lugar, há que ficar bem claro que uma pesquisa sobre valores sociais profundos, como a que realizamos, não pode imaginar que esses valores sejam de fácil acesso e estejam na cabeça das pessoas de modo claro e óbvio.
Ao contrário, como diria Max Weber, a primeira necessidade dos seres humanos não é a de dizer a verdade --muito menos a verdade sobre si mesmos--, mas sim justificar e legitimar a vida que realmente levam.
Por conta disso, uma pesquisa de sociologia crítica é diferente de uma pesquisa meramente quantitativa. Nas pesquisas quantitativas podemos saber, por exemplo, em quem as pessoas vão votar ou que sabonete elas usam, precisamente porque suas autoimagens quase nunca estão em jogo nesse tipo de questão.
Quem se interessa em perceber os estímulos mais profundos da conduta social, ao contrário, tem que realizar um esforço interpretativo e hermenêutico que as pesquisas quantitativas comuns não fazem e perceber os valores na prática cotidiana efetiva da vida das pessoas.
Afinal, valores são aquilo que nos conduzem para um lado e não para outro da vida, mesmo que de modo pré-reflexivo ou inconsciente.
Nós optamos por analisar a vida no trabalho e na família de nossos informantes, de modo a retirar dessas esferas fundamentais os impulsos e estímulos práticos --os tais "valores" na nossa visão-- da conduta de vida.
Neste particular, o horizonte valorativo dos batalhadores pode ser mais bem percebido no confronto com os membros da ralé.
A principal diferença em relação aos excluídos e abandonados sociais é a constituição de uma ética articulada do trabalho duro.
Afinal, não basta querer trabalhar em qualquer área da vida. É necessário também poder trabalhar, ou seja, ter logrado incorporar (literalmente "tornar corpo", de modo pré-reflexivo e automático) os pressupostos emocionais e morais do trabalho produtivo no mercado competitivo.
O capitalismo atual pressupõe crescente incorporação de distintas formas de conhecimento e de capital cultural como porta de entrada em qualquer de seus setores competitivos.
Como esses pressupostos faltam por diversos motivos à ralé, esta é condenada aos trabalhos braçais ou com mínimo de conhecimento, servindo, portanto, de mão de obra barata para qualquer serviço duro, desvalorizado e pesado.
Esse não é o único horizonte dos batalhadores.
Os batalhadores são quase sempre vindos de famílias pobres, mas, no entanto, bem estruturadas, com os papéis de pais e filhos reciprocamente compreendidos, exemplos de perseverança na família e estímulo consequente --baseado em exemplos concretos-- para o estudo e para o trabalho.
Temos nas famílias dessa classe a incorporação e internalização efetiva da tríade disciplina, autocontrole e pensamento prospectivo que sempre está pressuposta tanto em qualquer processo de aprendizado na escola quanto em qualquer trabalho produtivo no mercado competitivo.
Sem disciplina e autocontrole é impossível, por exemplo, concentrar-se na escola --daí que os membros da ralé diziam repetidamente que "fitavam" o quadro negro por horas sem aprender.
Essa "virtude" não é natural, como pensa a classe média que universaliza indevidamente às outras classes suas virtudes e privilégios para depois culpar a vítima do abandono social, como se o abandono e a miséria fossem uma escolha.
Por outro lado, sem pensamento prospectivo --ou seja, a visão de que o futuro é mais importante do que o presente--, não existe sequer a possibilidade de condução racional da vida pela impossibilidade de cálculo e de planejamento e pela prisão no aqui e agora.
No caso dos batalhadores, a incorporação dessa economia emocional e moral mínima é duramente conquistada, às vezes no horizonte do aprendizado familiar, às vezes tardiamente, nas mais diversas formas de socialização religiosa.
Assim, ainda que falte a essa classe o acesso às formas mais valorizadas de capital cultural --monopólio das "verdadeiras" classes médias--, não lhes falta força de vontade, perseverança e confiança no futuro, apesar de todas as dificuldades.
Em um contexto minimamente favorável, como o que vivemos até agora, esse exército de batalhadores se mostra então disponível e atento à menor possibilidade de trabalho rentável e de melhoria das condições de vida por meio, por exemplo, do consumo de bens duráveis que antes lhes eram inatingíveis.
Durante as eleições deste ano, alguns debates ganharam fortes contornos religiosos, como foi o caso da discussão sobre o aborto. A religião é mais importante para os batalhadores do que para a classe média tradicional?
O tema da religião é tão importante para essa classe que até dedicamos toda uma parte do livro a esta temática. Além disso, a socialização religiosa dessa classe perpassa boa parte dos textos construídos a partir das análises empíricas.
É preciso cuidado com esse tema, já que ele pode servir para que se construa uma nuvem de preconceitos contra essa classe.
É, sem dúvida, correto que as religiões evangélicas --como, aliás, todas as religiões em alguma medida-- exigem o sacrifício do intelecto, o que, efetivamente, não ajuda no exercício da tolerância nem no desenvolvimento das capacidades reflexivas dos seres humanos.
Em troca, no entanto, essas religiões oferecem o que a sociedade como um todo, o Estado ou mesmo algumas das famílias menos estruturadas dessa classe jamais deram a eles: confiança em si mesmos, autoestima, esperança e a força de vontade para vencer as enormes adversidades da vida sem privilégios de nascimento.
Nesse sentido preciso, tudo leva a crer que a religião seja efetivamente mais importante para esses setores do que para as classes médias estabelecidas, ainda que nunca tenhamos feito nenhum estudo sistemático. Mas me parece uma hipótese plausível.
E não apenas as religiões evangélicas, que são muito importantes especialmente nos núcleos urbanos. Também a religião católica, no interior do Nordeste, ainda muito forte e atuante, cumpre uma função fundamental de baluarte da solidariedade familiar e como fundamento de uma ética do trabalho em muitos aspectos semelhantes à ética do protestantismo.
Se é verdade que a classe batalhadora não é uma classe média em sentido tradicional, e se aí vai uma crítica, não é possível ao menos imaginar que os filhos dos "batalhadores" terão melhores oportunidades que seus pais? Nesse sentido, a crítica não perderia sua força? Não é possível imaginar que a ascensão à classe média se dará em "duas etapas"?
Sem dúvida que isso é possível. Até porque o Brasil é um país singular no sentido de ser extremamente desigual e, ao mesmo tempo, apresentar forte mobilidade social muitas vezes ascendente.
É preciso, no entanto, também levar em consideração que uma concepção sociocultural das classes sociais implica a percepção de que as mudanças sociais tendem a preservar aspectos importantes da história e da tradição das classes sociais envolvidas nessas mudanças.
Como nos constituímos como seres humanos de modo antes de tudo afetivo e emocional, pela incorporação insensível e pré-reflexiva daquilo e de quem amamos, somos sempre muito mais parecidos com nossos pais --ou de quem quer que tenhamos recebido afeto e amor-- do que as vezes muitos imaginam.
Mas o que é importante é que as mudanças sociais e pessoais são, sim, sempre possíveis. Mais importante ainda é lembrar que as mudanças sociais jamais acontecem apenas pelo jogo das variáveis econômicas.
O aprofundamento dos processos de aprendizado social e político que o Brasil começa a realizar são também fundamentais para a constituição de uma sociedade em que todos tenham efetiva condição de participar da competição social com um mínimo de igualdade de condições, que é o que muitos entre nós desejam.
A nova classe batalhadora faz surgir um novo tipo de preconceito no Brasil?
Sem dúvida. Basta olhar qualquer das revistas que analisam o padrão de consumo dessa classe sob a égide da visão de mundo da classe média estabelecida. Ela aparece sempre como um tanto vulgar e sem o "bom gosto" que caracterizaria os estratos superiores.
Como regra geral, as classes superiores se veem sempre como as "classes do espírito", da personalidade refinada e sensível, e percebem as classes baixas como as "classes do corpo" e, portanto, rudes, primitivas e sem refinamento.
Uma das características dos "batalhadores" parece ser a precariedade da situação econômica e social. De que forma o governo pode melhorar ou piorar a situação dessa classe?
Eu acho fundamental o aprofundamento mais consequente tanto da política social --no sentido de que apenas uma pequena ajuda econômica tópica não irá retirar o um terço de brasileiros da exclusão e do abandono-- quanto de políticas de crédito e de estímulo aos batalhadores.
A "parte de baixo" da população brasileira tem demonstrado sobejamente que consegue transformar qualquer pequena ajuda em progresso social e econômico significativo que interessa e beneficia a todos os setores da sociedade inclusive os superiores.

Fonte: Disponível em [http://www1.folha.uol.com.br/poder/874777-e-um-erro-falar-que-existe-nova-classe-media-diz-sociologo.shtml]. Acesso em 13/02/11

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Biblioteca Murilo Mendes oferece três projetos para idosos

Usuários do Centro de Convivência do Idoso, serviço gerenciado pela Secretaria de Assistência Social (SAS) e executado pela Amac, iniciaram oficialmente, nesta quinta-feira, 10, três projetos da Biblioteca Municipal Murilo Mendes (BMMM). O primeiro é o Clube de Leitura que visa promover a leitura de jornais, revistas e textos entre os idosos e evitar doenças como o Alzheimer.

Já o JF Nossa Memória teve início em 2010 e tem como foco discutir o patrimônio da cidade. Neste primeiro encontro os temas debatidos foram o prédio Pantaleone Arcuri e a Escola Normal, entre outros. Segundo a pedagoga da biblioteca, Priscila Franco, este projeto visa, também, valorizar a memória destes idosos “que têm muito a contar sobre décadas passadas que vivenciaram. Nosso objetivo é colocar estes relatos no papel e deixá-los disponíveis aqui na Biblioteca Murilo Mendes para as futuras gerações”.

E o último projeto é o Expressão Artística, que visa desenvolver as habilidades dos idosos como pintura, decoração, música e bordados. Os encontros dos três projetos são semanais e atendem exclusivamente os usuários do Pró-Idoso.

Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, pelo telefone 3690-8314.

Fonte: http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?data=11/2/2011&modo=link2&idnoticia2=27844. Acesso: 11/02/11

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Encontro do Mês (Fevereiro de 2011)



A obra: 

O encontro do grupo Prazer da Leitura do mês de fevereiro será para debater O Coração das Trevas (Heart of Darkness), de Joseph Conrad. Clássico da literatura inglesa, o livro foi publicado em 1902 e narra a trajetória de Marlow, um marinheiro que narra seu passado como capitão de um navio a vapor de uma companhia de comércio belga, em território colonial. Lá, o personagem recebe a missão que muda sua trajetória: encontrar o sr. Kurtz, um famoso comerciante de marfim à serviço da companhia que se embrenhou na selva africana. 
O Coração das Trevas foi escrito e publicado num contexto em que a Inglaterra ainda ostentava um grande império colonial, e sua própria narrativa se passa no espaço das colônias. O livro, apesar de clássico, é considerado por muitos especialistas no assunto como dotado de um olhar imperialista sobre a África e os africanos. Dentre os estudiosos que debateram O Coração das Trevas sob este viés, está Edward Said, que dedicou à obra de Conrad algumas páginas de seu livro Cultura e Imperialismo




O Autor:

Joseph Conrad nasceu na Polônia, e somente aprendeu inglês aos 21 anos de idade. Foi nesta língua que escreveu obras que se tornaram clássicas, como O Coração das Trevas e Nostromo. Serviu, a partir de 1878, em um barco militar britânico e, 7 anos depois, conseguiu a nacionalidade inglesa e tornou-se capitão de barco. Sua experiência no mar pode ser vista como uma das fontes inspiradoras para a escrita de O Coração das Trevas




Heart of Darkness e o cinema: 

Reza a lenda que durante muitos anos o cineasta Orson Welles (diretor de Cidadão Kane, considerado o mais importante filme da história do cinema) desejou adaptar o livro de Conrad para o cinema, mas nunca conseguiu. Na década de 1970, Francis Ford Coppola, então o cineasta mais bem-sucedido de Hollywood (ele havia acabado de lançar O Poderoso Chefão I e II), adaptou de forma livre O Coração das Trevas. Transportou a história para os anos 60 e para o Vietnã, e transformou a história de Conrad em um épico perturbador sobre a loucura da guerra, estrelado por Martin Sheen, Robert Duvall e Marlon Brando. Nascia Apocalypse Now, um dos filmes mais polêmicos e celebrados do cinema norte-americano. 

  


sábado, 5 de fevereiro de 2011

Forum da Cultura abre edital para ocupação da Galeria de Arte

O Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu edital para selecionar as exposições que ocuparão a Galeria de Arte durante o ano de 2011. Até o próximo dia 25, artistas jovens ou consagrados e curadores em mostras individuais ou coletivas de obras das mais diversas tendências poderão inscrever seus trabalhos.
Os interessados devem entregar a ficha de inscrição com a descrição do projeto no Forum da Cultura, das 14h às 18h. O material também poderá ser enviado por correio. Neste caso, só serão aceitas as inscrições com data de postagem até 25 de fevereiro.
Os projetos serão julgados por uma comissão do Fórum da Cultura. Os trabalhos selecionados devem estar aptos a cumprirem o calendário estipulado, respeitando as datas e os horários estabelecidos. O resultado final será divulgado no dia 14 de março, na página do Forum da Cultura.
Acesse o edital e a ficha de inscrição aqui
O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, CEP 36016-210.
Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura) www.ufjf.br/forumdacultura

Fonte: Disponível em [http://www.ufjf.br/]. Acesso: 04/02/2011

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ESPECIALIZAÇÃO EM TELEVISÃO, CINEMA E MÍDIAS DIGITAIS (FACOM/UFJF)

A proposta do curso é formar recursos humanos com capacitação para atuar nas áreas de Televisão, Cinema e Mídias Digitais, além de oferecer aos novos especialistas habilidades para o ensino e a realização de pesquisas em Comunicação.
Assim, foram criadas disciplinas capazes de oferecer conhecimento teórico, e também outras nas quais os alunos irão se envolver com a realização de produtos midiáticos em diferentes suportes. Ao longo das aulas, seminários e oficinas os alunos serão estimulados a fazer reflexões aprofundadas sobre televisão, cinema, outras mídias e relações sociais e ainda a produzir material audiovisual em interface com a Comunidade.
Para isso o corpo docente do curso é formado por doutores e mestres que aliam saber teórico à experiência profissional em mercados locais e nacionais. Merece destaque a participação dos professores do Departamento de Televisão e Rádio da UFJF e também do mestrado em Comunicação.
Desta maneira a especialização em Televisão, Cinema e Mídias Digitais é uma oportunidade para profissionais da comunicação e áreas afins que buscam atualização e/ou formação especializada


Mais informações: http://www.petfacom.ufjf.br/postvmd/